Início > Notícias > Programa Legado termina 2023 com aprovação dos participantes

12/12/2023 - Programa Legado termina 2023 com aprovação dos participantes

Com a proposta de auxiliar o servidor municipal a se preparar para a aposentadoria, o programa Legado completou a sua 6ª edição este mês. Desde que foi criado em setembro de 2021, foram aprovados 101 participantes. Dessa vez, foram 25 pessoas que concluíram o curso, realizado entre outubro e novembro, no auditório do SAAE.

A iniciativa do IPMJ (Instituto de Previdência Municipal) e da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, contempla servidores públicos da Prefeitura, autarquias e fundações municipais, que estão a menos de três anos para se aposentar.

Perto de se aposentar, a professora Simone Pereira da Silva Capucci, 50 anos, foi uma das participantes desse último módulo. “Parabenizo os setores responsáveis pela criação e realização do programa Legado. E quero fazer uso de tudo que pude aprender com esse curso”, declara.

A professora, que ingressou na Secretaria de Educação em 1988, diz que que o programa proporcionou uma experiência “rica e proveitosa” nessa fase de transição entre o trabalho e aposentadoria. “Desde a divulgação, acolhimento na triagem com a psicóloga, criação do grupo de comunicação, recepção, dinâmicas para interação e apresentação do grupo, temas abordados, preparo dos palestrantes, enfim, cada detalhe pensado e executado para que os participantes se sentissem acolhidos e prontamente atendidos dentro de suas dúvidas e incertezas”, relata.

Cautela

O mestre em saneamento, Daniel Martins de Siqueira, 60 anos, também demonstra satisfação em participar do programa Legado. “Achei interessante essa preocupação com uma nova fase na vida dos funcionários, que por tanto tempo prestaram algum tipo de serviço à população, por meio da Prefeitura.”

Na opinião de Siqueira muitas vezes o servidor se aposenta sem antes refletir sobre essa importante decisão. “Para mim foi muito importante, contribuiu muito.  Eu ia me aposentar. Mas, agora, avaliando melhor e com muito mais informação após as palestras, conversas e esclarecimentos, percebi que posso esperar mais um pouco e também me preparar melhor financeiramente e psicologicamente para essa transição” revela o servidor que atua no SAAE desde 1985.

Legenda: Servidores participam do Programa Legado